Ale Bueno

Alongar antes da atividade afeta o desempenho?

Você gosta de um bom alongamento?

Um treino intenso, endorfinado ( que libere muita endorfina), onde você sente a intensidade dos exercícios, transpira, é maravilhoso para quem gosta de treinar, mas aquele momento final do alongamento é um momento especial também.

O alongamento é um exercício que aumenta a flexibilidade e realmente nos dá a sensação de relaxamento, e é exatamente esta sensação que é perfeita em um pós treino!

Se você gosta de alongar, conheça alguns mitos e verdades sobre este exercício tão agradável.

Alongar faz bem para postura?

Verdade. O alongamento ajuda a deixar a musculatura no comprimento ideal. Quando você se alonga, a sua postura fica melhor e as articulações mais saudáveis.

Alongar antes da atividade afeta o desempenho?

Tudo depende do tipo de alongamento realizado. Os estudos mais recentes têm demonstrado pouco efeito (negativo) no desempenho muscular após o alongamento estático realizado por menos de 60 segundos.

Por outro lado, o alongamento dinâmico demonstrou pouco efeito positivo quando realizado antes da atividade. Ou seja, alongar ou não, não deve alterar tanto assim o seu desempenho. Para atletas de alto nível recomenda-se o alongamento dinâmico.

O alongamento pode aliviar a dor muscular após atividade?

Provavelmente não. Realizar exercícios de alongamento antes ou depois da atividade não vai fazer aquela dor chata pós treino desaparecer. Estudos têm demonstrado que a massagem e a exposição ao frio (gelo, banheira, compressão, etc.) são mais efetivas em reduzir essa dor.

É possível prevenir lesões com o alongamento?

Alongamento de forma isolada não é uma das medidas mais efetivas para prevenir lesões. Estudos recentes têm demonstrado que outras ferramentas específicas como aquecimento pré atividade, fortalecimento, exercícios de controle neuromuscular, além de medidas mais amplas como: manter uma boa qualidade do sono, diminuir estresse, boa hidratação e boa alimentação, são mais efetivos na prevenção de lesões.

Dê preferência ao alongamento dinâmico e realize-o dentro do trabalho de aquecimento.

Ale Bueno

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

Verified by MonsterInsights